Muitas pessoas acreditam que apenas o ortopedista especialista em coluna é o profissional habilitado para tratar as doenças que acometem essa região.
O ortopedista é o profissional médico responsável pela avaliação, diagnóstico e consequente tratamento das doenças que afetam o sistema locomotor.
No entanto, nem todos os ortopedistas são especializados em lidar com os problemas na coluna. Para isso, você pode contar com o suporte de um neurocirurgião ou de um ortopedista especialista em coluna.
Afinal, a cirurgia da coluna é uma das subespecialidades do neurocirurgião, tornando o atendimento mais focado e personalizado.
No conteúdo de hoje, você será capaz de entender um pouco melhor sobre o papel do neurocirurgião e do ortopedista especialista em coluna e quando procurá-los.
Vamos lá? Então, continue conosco e boa leitura!
O que é um ortopedista especialista em coluna?
O ortopedista especialista em coluna é o profissional médico que possui formação completa em ortopedia, mas que decidiu aprofundar os seus conhecimentos na região da coluna vertebral.
Dessa forma, ele possui um conhecimento amplo das várias áreas de atuação da ortopedia, porém, com maior profundidade e dedicação nos problemas que costumam afetar a coluna.
O neurocirurgião, por possuir uma vasta e completa formação para entender os problemas da coluna vertebral, é o outro profissional capacitado para lidar com todas as doenças desse segmento do corpo humano.
Antigamente, em alguns serviços, existia a diferenciação entre as áreas de atuação do neurocirurgião e do ortopedista especialista em coluna. Contudo, hoje ambos se dedicam integralmente a todos os tipos de doenças da coluna.
Inclusive, muitas equipes de cirurgiões de coluna são formadas tanto por neurocirurgiões quanto por ortopedistas especialistas.
É importante ressaltar que algumas doenças podem gerar sintomas na coluna cervical, torácica ou lombar. Porém, a causa se encontra em algum problema dentro do cérebro ou nos nervos cranianos e periféricos.
Nesses casos, o neurocirurgião é o profissional mais indicado para avaliar e indicar a melhor forma de tratamento.
Vale dizer também que, para atuar na área, o médico neurocirurgião, após concluir o curso de medicina (que tem duração de 6 anos) precisa realizar um programa de residência em neurocirurgia (com duração de 5 anos) devidamente reconhecido e registrado pelo MEC.
Já o ortopedista de coluna, após concluir a graduação do curso de medicina, dedica-se por mais 3 anos como ortopedista geral e, após esse período, necessita estudar por mais 2 anos para concluir a especialização em coluna.
Esse tempo de formação é precioso, conferindo conhecimento sólido, muita prática e experiência para que as mais diversas doenças associadas à coluna sejam devidamente compreendidas, identificadas e tratadas, além de garantir um domínio das diversas técnicas cirúrgicas.
Saiba mais: Conheça melhor sobre Aneurisma Cerebral, seus sintomas, causas e tratamentos!
Quais problemas um ortopedista especialista em coluna pode tratar?
Sem dúvidas, o campo de atuação de um ortopedista especialista em coluna ou de um neurocirurgião é bastante amplo e, por conta de sua formação, eles são capazes de auxiliar no tratamento de diversas doenças.
Abaixo, confira quais são os principais problemas que esses profissionais costumam ajudar!
Espondilose
A espondilose é o termo utilizado quando se deseja descrever certas alterações degenerativas na coluna, ou seja, os desgastes que ocorrem nessa região.
Na fase inicial, geralmente, não há manifestação de sinais e sintomas. No entanto, com o passar do tempo, esses desgastes tornam-se mais intensos, causando bastante desconforto, fraqueza e, até mesmo, formigamentos.
Em casos mais graves, quando todas as opções de tratamento com medicações ou fisioterapia não são suficientes, pode ser necessária alguma intervenção cirúrgica para trazer alívio mais imediato dos sintomas.
Neste caso, um neurocirurgião ou um ortopedista de coluna, com formação em técnicas minimamente invasivas, são os profissionais mais habilitados para tratar cirurgicamente essa condição. Assim, recuperando a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
Dores lombares
As dores lombares, conhecidas também como lombalgias, são aquelas que acometem a parte inferior da coluna.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a lombalgia é bastante comum entre as pessoas, independentemente do gênero e da idade.
Ela também é uma condição que deve ser acompanhada por um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna.
Na maioria das vezes, a dor lombar é provocada por uma lesão ou entorse muscular, principalmente, no contexto de levantar objetos pesados ou realizar alguns movimentos bruscos.
Por sorte, muitas pessoas melhoram espontaneamente, sem necessidade de acompanhamento médico.
Porém, nos casos persistentes ou acompanhados de sinais e sintomas neurológicos, esses profissionais devem ser procurados para realizar um diagnóstico mais detalhado, por meio de uma avaliação personalizada, indicando, inclusive, alguma intervenção cirúrgica caso necessária.
A hérnia de disco é uma doença muito comum, responsável por gerar muitas dores na coluna ou nas pernas – dor ciática. Quando a dor não melhora ou vem associada a alterações de sensibilidade ou perda da força nas pernas, a cirurgia pode ser indicada.
Hoje, existe a possibilidade da endoscopia de coluna para tratamento da hérnia de disco, possibilitando uma recuperação mais rápida e com menos dor.
Tumores na coluna
Os tumores na coluna podem surgir do próprio tecido da coluna, seja dos ossos, da medula ou dos nervos e também podem surgir a partir de outros tecidos, sendo chamados de metástases.
Esse segundo tipo é o mais comum, sendo as metástases de mama, pulmão e próstata as mais frequentes.
Esse tipo de problema envolve uma equipe multidisciplinar: neurocirurgião, ortopedista de coluna, oncologista, radioterapeuta, entre outros. Por meio de decisão em equipe, é determinada a melhor forma de tratamento. Em algumas ocasiões, não é necessário realizar cirurgia, sendo indicados tratamentos como radioterapia, por exemplo.
Quando há indicação de cirurgia, o neurocirurgião inicialmente tenta ressecar a lesão o máximo possível, liberando a medula e os nervos, e, em uma segunda etapa, realiza a fixação da coluna por meio de uma artrodese.
O médico de coluna tem o papel de trazer alívio das dores e dos sofrimentos. Por isso, além de pensar em tratar a lesão, ele sempre se preocupa em realizar procedimentos que consigam amenizar as dores, de forma menos invasiva.
O importante, na verdade, é promover os cuidados mais indicados e personalizados para que o paciente tenha sua saúde restabelecida e, assim, tenha mais qualidade de vida e bem-estar.
Infecções na coluna
A infecção na coluna, também chamada de espondilodiscite, pode acometer os discos intervertebrais ou as vértebras, sendo causada na maioria das vezes por bactérias.
Caso a infecção avance, o pus pode começar a comprimir a medula ou os nervos, causando alteração de sensibilidade, perda de força e dificuldade de caminhar.
O neurocirurgião ou o ortopedista especialista em coluna são os profissionais indicados para diagnosticar esse problema, determinar a causa e propor a melhor forma de tratamento e controle dessa infecção.
Quando procurar um ortopedista especialista em coluna?
O ortopedista especialista em coluna ou o neurocirurgião devem ser procurados quando houver qualquer desconforto ou dor na coluna que não melhoram espontaneamente de forma rápida.
Eles são capazes de realizar uma avaliação clínica detalhada para determinar, afinal, qual o motivo dessas dores.
Muitas vezes, os pacientes chegam ao neurocirurgião encaminhados por outros colegas médicos, como os clínicos gerais ou médicos de família, ortopedistas, oncologistas ou por indicação de familiares e amigos.
Após a realização dessa avaliação clínica personalizada, esses profissionais podem solicitar alguns exames para, então, determinar a melhor forma de tratamento. A boa notícia é que muitos problemas de saúde podem ser tratados sem necessidade de cirurgias.
O Dr. Felipe Mendes, neurocirurgião e cirurgião de coluna, oferece um atendimento diferenciado, atencioso, focado na escuta e na compreensão do problema para propor soluções personalizadas em busca de melhor qualidade de vida para seus pacientes.
Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo.
Conclusão
No conteúdo de hoje, você foi capaz de aprofundar os seus conhecimentos sobre quem é, quais são suas principais atribuições e quando procurar um ortopedista especialista em coluna ou um neurocirurgião.
Se você deseja consultar um neurocirurgião, saiba que você pode contar com a vasta experiência do Dr. Felipe Mendes e receber um atendimento altamente especializado.
E aí, gostou deste artigo? Então, continue aprendendo mais, acesse o blog do Dr. Felipe Mendes e não deixe nenhuma novidade passar!
Dr. Felipe Mendes Ferreira, neurocirurgião e cirurgião de coluna, oferece um atendimento diferenciado, atencioso, focado na escuta e na compreensão do problema para propor soluções personalizadas em busca de melhor qualidade de vida para seus pacientes.