Ilustração de medico neurocirurgião

Cirurgia de Artrodese: Saiba tudo sobre este procedimento!

Muitas pessoas podem se assustar ao escutar que alguém precisa ser submetido a algum tipo de cirurgia na coluna, como a cirurgia de artrodese. Existem muitos mitos sobre esse assunto. Se você está procurando por informações confiáveis e de qualidade, você está no lugar certo.

Começo nosso texto com uma boa notícia! A grande maioria dos problemas que afetam a coluna vertebral podem ser tratados sem necessidade de cirurgia, apenas com orientações posturais, correção de alguns vícios, atividades físicas e sessões de fisioterapia com ênfase em reforço muscular, além de medicamentos. A cirurgia de artrodese e os outros tipos de cirurgia para a coluna vertebral são reservados quando todos os outros tratamentos não trouxeram bons resultados.

Após a leitura desse texto, será possível saber informações detalhadas sobre o que é a artrodese, seus tipos, indicações, a duração e os riscos associados, como é o período de recuperação pós-operatório e muito mais. Continue lendo para esclarecer todas as suas dúvidas.

O que é cirurgia de artrodese?

As cirurgias de coluna podem ser divididas em dois grandes grupos: as cirurgias de descompressão e as cirurgias de fusão ou artrodese.

A cirurgia de descompressão remove porções de ossos, ligamentos e pedaços do disco intervertebral para aliviar a pressão e o estreitamento sobre a medula, as raízes e os nervos. O exemplo clássico são as cirurgias de hérnia de disco, que hoje podem ser feitas de forma minimamente invasiva utilizando a endoscopia de coluna para fazer a descompressão. Além disso, os casos de canal estreito cervical ou lombar, causa comum de dores e incapacidade em idosos, também são tratados com essa técnica.

A cirurgia de artrodese é um procedimento que utiliza parafusos, hastes e outras próteses chamadas de “cages” para unir e fundir duas ou mais vértebras, proporcionando estabilidade à coluna vertebral. Este processo pode ser realizado em diferentes regiões da coluna, incluindo a cervical, torácica e a lombar. Esse procedimento é indicado quando há traumatismos com fraturas e lesões de ligamento na coluna vertebral, na correção da escoliose, da espondilolistese e quando é necessário realizar a descompressão de vários segmentos da coluna. 

💡Leia também: Qual o médico que cuida da coluna lombar?

Quais são os tipos de artrodese?

 

Raio-x de coluna

 

Existem diferentes tipos de artrodese. Ela pode ser classificada de acordo com a região da coluna vertebral, como:

  • Artrodese cervical: quando realizada na coluna cervical;
  • Artrodese torácica:  quando realizada na coluna torácica;
  • Artrodese lombar: quando realizada na coluna lombar.

Além disso, outra classificação leva em consideração a via de acesso para cada procedimento cirúrgico, ou seja, a localização da incisão ou do corte da pele por onde é realizada a cirurgia. Por exemplo, a técnica cirúrgica feita por meio de um corte na região anterior do pescoço ou da barriga é chamada de artrodese por via anterior, como o método ALIF (abreviação, em inglês, da expressão fusão intervertebral lombar anterior) que envolve a colocação de uma prótese ou “cage” entre duas vértebras lombares, no espaço onde antes havia um disco intervertebral alterado.

Essas próteses podem ser colocadas por meio de um corte na região posterior das costas, chamada via posterior. Nesse caso, essas próteses recebem o nome de TLIF (também do inglês, abreviação para fusão intersomática lombar transforaminal) quando colocadas em posição transforaminal (região próxima à saída dos nervos) e PLIF (fusão intersomática lombar posterior) quando inseridas em posição posterior paralela ao saco dural (envelope que contém a medula e as raízes nervosas).

Quando a via de acesso ou corte é na porção lateral da região abdominal, existem as próteses ou “cages” laterais como a técnica OLIF (fusão intersomática lombar oblíqua) e XLIF (fusão intersomática lateral extrema).

Todos esses nomes e siglas podem parecer confusos, porém, cada tipo tem suas próprias indicações, com vantagens e desvantagens. Hoje em dia, todos esses procedimentos podem ser realizados de forma minimamente invasiva, com pequenos cortes, pouco sangramento, alta hospitalar precoce e recuperação mais rápida.

Se deseja agendar uma consulta com um especialista em procedimentos minimamente invasivos da coluna vertebral, com experiência nessas diversas técnicas, entre em contato ainda hoje com a equipe do Dr. Felipe Mendes.

Quando é indicada a cirurgia de artrodese?

A cirurgia de artrodese é frequentemente indicada para pacientes vítimas de traumatismos raquimedulares ou com condições degenerativas da coluna, como:

  • Hérnia de disco cervical e lombar;
  • Espondilolistese;
  • Espondilólise;
  • Canal estreito cervical e lombar;
  • Escoliose idiopática e degenerativa;
  • Tumores vertebrais;
  • Fraturas de corpos vertebrais;
  • Lesões traumáticas ligamentares da coluna vertebral.

A cirurgia de artrodese não é indicada para todas as fraturas de coluna. Muitos casos podem ser tratados de forma conservadora, apenas com repouso e utilização de colares, coletes ou cintas. A avaliação realizada por um médico de coluna como um neurocirurgião ou ortopedista especialista em coluna pode determinar se este procedimento é adequado para você.

Quanto tempo dura o procedimento?

 

Equipe médica realizando cirurgia

 

Como a cirurgia de artrodese envolve diferentes tipos de técnicas cirúrgicas, a duração do procedimento costuma ser bastante variável. A artrodese cervical normalmente tem uma duração menor, cerca de 1h a 2h. Já outras artrodeses extensas, como em uma correção de escoliose, podem apresentar um tempo médio de 6h ou até mais.

Afinal, quais são os riscos da cirurgia de artrodese?

Os riscos envolvidos na cirurgia de artrodese podem variar de acordo com a região da coluna vertebral a ser operada. A boa notícia é que hoje existem diversas tecnologias que ajudam a trazer mais segurança e qualidade para essas cirurgias. Uma dessas tecnologias é a monitorização neurofisiológica intraoperatória. Ao utilizá-la, é possível determinar em tempo real se há algum grau de acometimento ou possibilidade de lesão da medula ou dos nervos mesmo com o paciente anestesiado, reduzindo o risco de sequelas sensitivas ou motoras.

Além disso, existem outras ferramentas como o navegador de coluna, um sistema semelhante a um GPS, que integra as imagens de tomografia ou ressonância magnética do paciente em tempo real durante a cirurgia, permitindo que os parafusos e próteses sejam colocados nas posições adequadas.

As técnicas minimamente invasivas garantem um melhor controle da dor e uma menor taxa de sangramento. O melhor entendimento do processo de cada doença, o treinamento e a experiência da equipe cirúrgica também são essenciais para atingir bons resultados.

Por isso, antes de qualquer cirurgia de artrodese, discuta abertamente com seu neurocirurgião de confiança sobre os riscos envolvidos, como sangramento, infecção, persistência de dor, redução ou perda da função motora ou sensitiva, entre outros. 

Como é o pós-operatório?

 

Raio-x destacando ponto especifico da coluna

 

Nas cirurgias de artrodese minimamente invasivas, o período de recuperação pós-operatória costuma ser mais rápido. É possível sair do hospital no mesmo dia ou no dia seguinte e retomar as funções de trabalho e de atividade física de forma mais acelerada.

Em cirurgias de artrodese mais extensas, como na correção de deformidades ou na escoliose degenerativa do idoso, muitas vezes é necessário que a recuperação inicial seja em um leito de UTI para melhor controle da dor e observação clínica. 

Para qualquer tipo de cirurgia, é aconselhável iniciar atividades de fortalecimento ainda antes da cirurgia e retomar as sessões de fisioterapia e fortalecimento no pós-operatório assim que obtiver a liberação do seu médico especialista em coluna.

Qual o profissional indicado para realizar a cirurgia de artrodese?

O médico capacitado e treinado para tratar da saúde da sua coluna é o neurocirurgião ou o ortopedista especialista em coluna. Somente eles possuem o conhecimento técnico e a experiência para realizar as diferentes modalidades da cirurgia de artrodese.

Se você está considerando a cirurgia de artrodese ou possui alguma dúvida sobre o procedimento, não hesite em agendar uma avaliação com o Dr. Felipe Mendes, que está prontamente disponível para ajudar você a entender as diversas opções de tratamento, com um atendimento personalizado, atencioso e resolutivo.

Conclusão

 

Raio-x destacando ponto especifico da coluna

 

Espero que este artigo tenha respondido as principais dúvidas, fornecendo informações valiosas sobre a cirurgia de artrodese. Este procedimento pode trazer alívio significativo para aqueles que sofrem de problemas na coluna vertebral, proporcionando uma melhor qualidade de vida. 

No texto de hoje, foi possível entender o que é a cirurgia de artrodese, como ela pode ser dividida, quando ela costuma ser indicada, quais os riscos associados e como é o período de recuperação após a realização desse procedimento.

Se tiver mais perguntas ou preocupações sobre a saúde do seu cérebro e da sua coluna, fique sempre de olho no meu blog para acompanhar meus textos sobre os principais problemas que afetam o sistema nervoso.

Obrigado por ler! Até a próxima!

Contato

(31) 99124-9411

drfelipe@drfelipemendes.com.br

@2022 Todos os Direitos Reservados. Dr. Felipe Mendes.