Cirurgia da coluna cervical

Cirurgia da coluna cervical: Entenda o que é e como funciona!

A cirurgia da coluna vertebral é uma excelente opção para resolver os mais variados tipos de problemas que afetam a coluna vertebral.

No entanto, alguns aspectos devem ser observados com bastante atenção, justamente para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis.

Inclusive, a decisão de se tratar com um médico com vasta experiência no assunto é um dos primeiros passos para que a cirurgia seja um verdadeiro sucesso.

No conteúdo de hoje, venha conhecer mais sobre a cirurgia da coluna cervical, suas indicações, como funciona, novas ferramentas que tornam essas cirurgias mais seguras, além dos seus possíveis riscos.

Vamos lá? Boa leitura!

Cirurgia da coluna cervical, o que é?

A cirurgia da coluna cervical é um dos procedimentos cirúrgicos indicados para resolver determinados problemas na região da coluna cervical.

Vale ressaltar que essa cirurgia é recomendada para os casos de fratura dos ossos cervicais ou lesão ligamentar, além de ser indicada quando há doenças degenerativas causando muita dor ou algum grau de fraqueza nos braços ou nas pernas.

Ou seja, sempre que um evento produzir uma compressão na medula cervical ou nos nervos, a cirurgia da coluna cervical pode ser indicada.

Contudo, para obter os melhores resultados possíveis, é importante que o médico especialista no assunto detalhe para o paciente e seus familiares como será todo o passo-a-passo do procedimento, alinhando as expectativas e esclarecendo dúvidas.

Dessa forma, o cirurgião de coluna poderá indicar o melhor tratamento, seja medicamentoso, mudança de hábitos e reabilitação muscular ou a cirurgia da coluna cervical.

Como funciona esse procedimento?

Geralmente, a cirurgia da coluna cervical torna-se uma alternativa quando não há uma melhora satisfatória com os tratamentos clínicos. A boa notícia é que a grande maioria das pessoas costuma melhorar sem necessidade de cirurgias.

No entanto, quando há alguma fratura ou algum tipo de compressão devido à doença degenerativa  como hérnia de disco que afeta a movimentação, a força dos braços e das pernas, a cirurgia da coluna cervical é indicada precocemente.

Existem hoje diversos tipos de cirurgia da coluna vertebral, cada uma com suas indicações e particularidades.

Para o tratamento da hérnia de disco cervical, por exemplo, o procedimento tem o objetivo de remover o disco que está causando compressão e dor.

Dessa forma, esse objetivo pode ser atingido por diferentes técnicas cirúrgicas. Uma forma menos invasiva é a remoção do disco por endoscopia de coluna. Outra técnica funciona da seguinte forma:

  • é realizada uma pequena incisão na região cervical (pescoço);
  • com auxílio do microscópio, o disco é removido;
  • após isso, é realizada a reconstrução com a colocação de um dispositivo, uma prótese que serve como amortecedor entre as vértebras;
  • ou pode ser utilizado um dispositivo mais moderno que permite a movimentação da coluna cervical, mesmo após a cirurgia, técnica chamada artroplastia cervical.

Você sente dores na coluna? Saiba mais sobre os tratamentos com o Dr. Felipe Mendes!

Quando é necessário fazer uma cirurgia de coluna cervical?

Como mencionado anteriormente, a cirurgia da coluna cervical é indicada quando os tratamentos clínicos conservadores não são suficientes para amenizar os sintomas de dor.

Dessa forma, essas técnicas cirúrgicas são excelentes alternativas quando opções como medicamentos e fisioterapia não são suficientes para restaurar a qualidade de vida de quem sofre com problemas na coluna cervical.

Além disso, há outras situações que demandam um tratamento cirúrgico mais imediato, tais como:

  • canal estreito cervical com alteração de força;
  • hérnia de disco que afeta a movimentação de braços e pernas;
  • traumas com fraturas de vértebras;
  • lesões ligamentares com instabilidade;
  • deformidades graves da coluna cervical;

Em casos de mielopatia documentada, mesmo que não haja muitos sintomas relatados pelo paciente, a cirurgia da coluna cervical pode ser recomendada.

Uma vez que existe risco de progressão da mielopatia e surgimento de sintomas mais graves, o tratamento tem o objetivo de prevenir essas complicações.

Quando fazer a cirurgia da coluna cervical?

Por mais que existam hoje técnicas modernas e mais seguras, ferramentas complementares como a monitorização neurofisiológica que ajuda a reduzir o risco de complicações, estudo, dedicação e experiência da equipe, ainda assim pode haver a possibilidade de alguns riscos relacionados ao procedimento cirúrgico.

Dessa forma, antes de realizar a cirurgia, o paciente e seus familiares devem ser orientados sobre todas as possíveis complicações relacionadas.

Alguns exemplos de complicações são hematomas, infecção, rouquidão e lesões parciais de raízes nervosas.

Por conta disso, é fundamental contar com um profissional experiente e capacitado para atingir os melhores resultados possíveis, com o menor risco de complicações.

Está tendo crises de lombalgia? Conheça os tratamentos do Dr. Felipe Mendes!

Qual é o tempo de recuperação de uma cirurgia da coluna cervical?

O tempo de recuperação de uma cirurgia da coluna cervical pode variar bastante, a depender da resposta de cada organismo e do tipo de cirurgia.

Quando é realizada uma infiltração – ou bloqueio – na coluna cervical, geralmente o paciente pode retomar suas atividades no dia seguinte.

Para os casos de endoscopia, artrodese cervical ou artroplastia cervical, como existe uma menor agressão à musculatura, a recuperação também costuma ser mais rápida, sendo possível retomar suas atividades em até duas semanas.

É importante pontuar que mesmo nos primeiros dias já é permitido caminhar e se locomover sem necessidade de permanecer deitado em repouso por longos períodos.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório de uma cirurgia de coluna cervical requer alguns cuidados importantes para que nenhuma complicação surja ao longo do processo de recuperação.

Dessa forma, é fundamental que movimentos repetitivos com o pescoço sejam evitados. Além disso, movimentos rápidos e bruscos também não são recomendados.

Em alguns casos, pode ser indicada a utilização de um colar cervical, porém tem sido uma recomendação cada vez menos frequente atualmente.

Outras ações que devem ser tomadas durante esse período são:

  • cuidados da ferida operatória conforme orientação do cirurgião;
  • evitar a prática de atividades físicas;
  • não levantar ou carregar objetos pesados;
  • manter uma alimentação equilibrada;
  • contar com a ajuda de familiares ou amigos nos primeiros dias.

Qual o valor desse tipo de cirurgia?

Essa pergunta nem sempre possui uma resposta imediata. Esse valor pode variar de acordo com o tipo de técnica proposto, hospital em que a cirurgia será realizada, necessidade de recuperação em unidade de terapia intensiva, entre outros.

Mas fique tranquilo, pois, durante a avaliação com o médico especialista em coluna vertebral, é estruturado um plano de tratamento personalizado e todas as dúvidas são esclarecidas.

Qual profissional devo procurar para fazer esse procedimento?

O profissional que você deve procurar para avaliar os seus problemas de coluna cervical e realizar um procedimento cirúrgico caso seja necessário é o neurocirurgião especialista em coluna e procedimentos minimamente invasivos, como o Doutor Felipe Mendes.

Com bastante conhecimento sobre os problemas da coluna vertebral, o Doutor Felipe Mendes possui vasta experiência com técnicas avançadas que utilizam pequenos cortes ou incisões para tratar problemas de coluna e do cérebro.

Vale ressaltar que, durante a primeira consulta, você pode alinhar com o Doutor Felipe Mendes qual o plano de tratamento mais adequado para o seu caso.

Agende agora mesmo uma consulta com o Doutor Felipe Mendes e conheça seus tratamentos e abordagens minimamente invasivas.

Profissional adequado para esse procedimento

Neste conteúdo, você foi capaz de aprender um pouco mais sobre a cirurgia de coluna cervical, suas indicações, como funciona, os possíveis riscos e o tempo de recuperação.

Além disso, perceber a importância de contar com um profissional altamente qualificado e que possui vasta experiência no mercado, atuando com técnicas modernas avançadas e procedimentos minimamente invasivos.

E aí, gostou de aprender mais sobre cirurgia da coluna cervical? Então, acesse o blog do Doutor Felipe Mendes e não perca nenhum conteúdo exclusivo.

Contato

(31) 99124-9411

drfelipe@drfelipemendes.com.br

@2022 Todos os Direitos Reservados. Dr. Felipe Mendes.